quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sobre a Conferência – SharePoint 2010

Caros Leitores,

Eu havia prometido antes de ir pra a conferência que escreveria alguns posts e tudo mais, mas tive alguns problemas no que diz respeito a computador e acesso e acabei não conseguindo escrever.

O que posso dizer sobre a conferência é que o SharePoint 2010 resolverá todos, ou quase todos os problemas que os usuários da versão atual tinham queixas… a Microsoft fez muito bem a sua lição de casa e tras nesta nova versão um SharePoint ainda mais robusto e poderoso, com recursos extremamente poderosos, e outros que já fazia tempo que tinham que ter etc.

As principais características do produto são:

  • Interface
  • Taxonomia e Folksonomia
  • BCS  e Legados
  • Infraestrutura, políticas e audiências
  • Pacotes e modelos de negócios.

Interface

Bom como já de conhecimento de grande parte dos usuários do SharePoint na versão 2010 teremos o Ribbon superior do Office presente no SharePoint, alem disso agora toda a interface SharePoint é baseada em Ajax e o formulários edição de item e etc. são apresentados como um pop-up flutuante, como já comum em aplicações Ajax.

A compatibilidade do produto com outros navegadores também foi um ponto muito explorado durante a conferencia, tanto que praticamente todos os palestrantes gostavam de mostrar os resultados das demos tanto no IE quanto no FF.

Taxonomia e Folksonomia

Agora no SharePoint 2010 alem dos tipos de conteúdos e das colunas de lista e bibliotecas que faziam parte da taxonomia, teremos agora o recurso de Ranking, Comentários e Tags Clouds (conhecido como relevância em português – aquelas palavrinhas que ficam maiores e menores em sites como na Globo.com) permitindo que todo o conteúdo do SharePoint seja “avaliado” pelo leitor (conceito de web 2.0)

BCS e Legados

O BCS – Business Connectivity Services é um dos recursos mais bacana desta versão que é alem da evolução do antigo BDC – Business Data Catalog, é também uma poderosa ferramenta conexão com aplicações legadas e bancos de dados externos ao SharePoint com a diferença que agora sem escrever uma linha de código se quer é possível ler e MODIFICAR conteúdos externos.

Infraestrutura, políticas e audiências

Neste quesito a Microsoft mostra pra o que veio, ou seja, detonou… A administração Central do SharePoint agora é realmente uma Administração, alem dos relatórios de acompanhamento da performace da aplicação muita coisa que antes só era possível via STSADM estão disponíveis na administração central. Agora o SharePoint esta integrado com as políticas do AD, as audiências agora podemos ser configuradas de forma global, ou seja, integradas como o AD também, outra característica interessante é a audiência por item, agora é possível assim como a permissão aplicar uma determinada audiência por item da lista etc.

Pacotes e Modelos de Negócio

Resumidamente ficou assim o WSS passa a chamar WSF – Windows SharePoint  Foundation, versão free

Teremos o Microsoft SharePoint 2010,  não ficou aberto ainda se teremos standard e enterprise, mas eu acredito que deva ficar igual com  a diferença que serviços como Visio Service (Novo) e Excel Services permaneçam na versão Enterprise.

E o SharePoint Online, é isso mesmo a Microsoft agora arrumou a casa no que diz a respeito ao licenciamento para internet. Será possível comprar o serviço diretamente da Microsoft sem a necessidade de comprar a licença, assim como esta acontecendo com o Exchange e outros produtos da Microsoft, você simplesmente assina o serviço e BUM já tem o SharePoint 2010.

Esta estratégia tem como publico alvo as empresas que antes não usavam a ferramenta devido aos altos custo envolvidos com o licenciamento, agora ficou show fala sério??? Lembra aquela empresa que você visitou há algum tempo atrás e disse a si mesmo nossa o SharePoint aqui cairia como uma luva!!! - Mas a empresa não tinha bala da agulha pra comprar??? Então, marque uma visita neste cliente de novo porque agora dá!

é isso gente, comentem!

Sds

Humel

Nenhum comentário: