quinta-feira, 22 de julho de 2010

Proxy Reverso

Caros Leitores,

Gostaria de compartilhar com vocês uma dificuldade que encontrei recentemente no uso de Proxy Reverso com o SharePoint. No meu caso trata-se de um problema com um proxy reverso não Microsoft (ISA).

Vamos entender como isso funciona inicialmente: O Proxy reverso é em linhas gerais um simples ponteiro baseado em diretório existente dos dois lados do DNS algo como:

http://sharepoint-br.blogspot.com/MeuSiteSharePoint (endereço Web) que redireciona a partir de "MeuSiteSharePoint” para algo como:
http://minhaintranet/SeuSiteSharepoint (endereço interno).

No meu caso especifico o endereço raiz, ou seja, "/" já é usado para outra solução web não SharePoint, portanto minha solução tinha que funcionar a partir do "/MeuSiteSharePoint".

Inicialmente ao fazer o deploy da solução achei que o problema era no desenvolvimento, porem após revirar a solução inteira tive a brilhante idéia de fazer um teste usando um site 100% nativo sem mudar nada (site em branco) e qual foi a minha surpresa... BUM... Não funciona!!!

Porque não Funciona??

Simples o SharePoint como sendo uma aplicação ASP.NET possui diversos controles que são construídos na tela em tempo de execução são os chamados "Recursos incorporados" estes recursos possuem a extensão ".axd" e eles são referenciados sempre apontando para a raiz do Site do ISS exemplo: "/webresource.axd".

Na minha solução especificamente eu ainda tinha outro controle asp.net que também possui o seu próprio ".axd" mas nem era este o problema o site SharePoint simplesmente não funciona por que ele tenta resolver o endereço do arquivo a partir do endereço do navegador e não do redirecionamento feito pelo Proxy reverso.

É isso senhores, quando forem pensar em soluções SharePoint para internet ou extranet, havendo um Proxy reverso façam os devidos testes antes... Por aqui eu ainda não tenho uma solução, mas se eu encontrar e/ou tiver algum parecer da MS a respeito eu escrevo aqui.
Abs.

Humel

Nenhum comentário: