quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quem desenha e planeja a solução?

OLá Leitores,

Hoje gostaria de compartilhar com você algo que tenho observado e não é de hoje que é a quantidade de empresas que surgiram nestes últimos anos (2 a 3) “especialistas em SharePoint”.

Empresas que numa velocidade tremenda saíram do anonimato para posições de "destaque" e em alguns casos tidas como referência para alguns no mercado. Obviamente não estou endereçando este assunto para alguma empresa especifica, seja ela pequena ou grande..., e nem muito menos achando ruim o fato deste BUM gigantesco, mas ao fato de que até 1 ano atrás 2 no máximo elas se quer existiam ou pensavam em atuar no mercado de SharePoint, podiam até ser empresas grandes em um seguimento especifico, mas de repente a menina dos olhos virou o SharePoint.. Ai, vocês podem falar e dai e eu com isso, que bom pra eles que aproveitaram esta oportunidade... Sim, é verdade eu não tenho nada haver com isso, mas o ponto que quero destacar é justamente o fato de como isso nos impacta (especialistas e cliente) com relação ao conhecimento destes pseudos especialistas, a qualidade da entrega à mão de obra utilizada e por ai vai.

Como tenho estado bastante tempo dentro das salas de aula ministrando treinamentos de SharePoint, tenho observado uma crescente necessidade de os clientes começarem a ter o conhecimento especializado internalizado devido à baixíssima qualidade dos projetos entregues por estas empresas...

Empresas que contratam programadores JR. em Asp.Net e vendem como SR. com 5 anos de experiência em SharePoint... Programar no SharePoint não é só conhecer o framework Asp.Net é preciso entender o conceito do produto e não descaracteriza-los... e o que eu mais tenho visto é justamente isso, aplicações Asp.Net sendo rodada dentro do SharePoint como se fossem um iframe, um absurdo... em entrevistas com "profissionais" que se dizem "especialistas”, que não sabem o que é Definição de Lista (List Definition), WSP, tipos de conteúdo...

Na boa gente, num da pra aceitar isso e achar que é normal... e se você que esta lendo este post se diz especialista e não sabe do que é que eu estou falando, corra agora mesmo para um centro de treinamento, ou ao menos invista pesado e literaturas de SharePoint....


Tenho ouvido diversos relatos de empresas que começaram o mesmos projetos inúmeras vezes porque a solução entregue pelas consultorias era um mostro sem pé nem cabeça... A quantidade de horas de desenvolvimento, vide a quantidade de vagas existente para "desenvolvedor SharePoint"... Para um produto que tem como objetivo atender de forma nativa pelo menos de 70% a 80% das necessidades das empresas!! Ok, não estou querendo aqui matar todos os desenvolvedores, pelo contrario, quero destacar na verdade o amadorismo que esta em alta, pois um profissional de SharePoint não é exatamente barato devido a justamente a quantidade disponível no mercado (lei da oferta e procura).

É impressionante o quanto tenho ouvido de clientes da forma como os projetos são entregues... e pior, quando os reais profissionais chegam e vão revisão estes trabalhos o cliente quer morrer... o acha que você esta louco... nos últimos tempos tenho feito muitos projetos de planejamento e migração de SharePoint 2007 para 2010 e fico pasmo com a quantidade de código desenvolvido e pacotes de instalação entregue em ZIP, com manuais de procedimento para jogar dll, GAC outras no BIN, chaves no web config etc., e quando eu digo que boa parte será jogada fora pra dar lugar a um pacote novo ainda mais se tiver código refeito devido à mudança de plataforma, imagina como o cliente recebe esta noticia... Ai cria-se a imagem de que SharePoint é uma porcaria, que os profissionais são tudo uma BxxTA e por ai vai....

Eu não estou dizendo aqui que é culpa só destas consultorias até porque às vezes elas também podem ser vitimas de outra consultoria anterior, e o cliente diz que não tem como começar do zero de novo e por ai vai a avalanche de desculpas mundo a fora... Nem muito menos que isso só acontece nas empresas novas, mas sim que a qualidade dos profissionais é não é aceitável!!!

Outro ponto que é o que eu sofro na pele e a falta de interesse que profissionais que tem como critério usar a maior quantidade possível de recursos nativos quando estão planejando uma nova solução / arquitetura.

Se vagas de desenvolvedor esta em alta as de arquiteto estão muito em baixa se o profissional como eu busca desenhar soluções de forma mais nativas possível evitando a codificação Asp.Net este cara num tem valor no mercado... eu não consigo entender porque, mas em vários processos seletivos que passei a ordem era tem que desenvolver... e este cara Planeja, desenvolve, testa, e da o treinamento para o cliente!!! COMO assim!!! Pior muitas vezes como coquei acima este cara se quer tem conhecimento dos recursos do SharePoint ele é um desenvolver web a vida dele toda...

Enfim, queria apenas compartilhar meu ponto de vista / irritação, e se você é Cliente procure se informar sobre as boas praticas ou chame algum consultor renomado no mercado para auditar o trabalho da consultoria se você não esta plenamente satisfeito. Se você é um especialista prese por entregar o trabalho da forma certa, e se você esta vendo que esta errado, cabe a você impor a mudança, seja indo para um local que isto será exigido ou cobrado...

forte abraço
Humel

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo,

Aproveitando sua deixa, peço que me ajude na seguinte questão. Trabalho em uma empresa (não vou citar o nome por questões éticas) e contratamos uma consultoria para desenvolver um programa em Sharepoint para migrar documentos que estavam em um banco de dados para o novo SharePoint. Até então nunca tinha ouvido falar em SahrePoint. Na interface do programa tem um título que se chama "Criado por" onde estão os nomes das pessoas que inseriram o documento no sistema. Pedir a consultoria que modificasse o título para "Inserido por" e me deram a seguinte resposta: "foi verificado a possibilidade de mudança mas infelizmente não é possível pois o Sharepoint é uma base de dados da Microsoft e este tipo de mudança não tem como ser feita assim pelo administrador do sistema.". Não me conformo com essa resposta e tenho quase certeza que é possível modificar.
Me ajude por favor dando a sua valiosa opinião.
Obrigado.

Lincoln

Humel disse...

Amigo, é perfeitamente possivel alterar o nome deste campo, me envie um novo comentário com seu e-mail que te envio as evidencias desta modificação... Entretanto, não sei se fazer isso vai atender a sua necessidade... fico a disposição!

Willian R disse...

Humel, realmente é uma situação complicada. Muitos gestores e responsáveis por TI se apaixonam pelo produto Sharepoint. Porém a falta de conhecimento deles sobre este os leva a recorrer suporte de terceiros que visam o lucro em cima do cliente, desenvolvendo qualquer idéia de "café na copa" ou "sonho" em programação asp.

A falta de uma análise de necessidades, prós e contras é o reflexo de muitas vezes não capacitar esse profissional de SP dentro da empresa.

Hoje, na empresa que trabalho temos criados belos projetos, inclusive alguns Cases que concorrem a premições a nivel de estado, foram desenvolvidos sem custos de terceitos. O produto possui muitas possibilidades nativas basta conhecer o produto.

Ps: Parabéns pelo blog.