terça-feira, 10 de julho de 2012

SharePoint 2013 - Rumores

Caros Leitores,

Tenho escutado e lido sobre alguns rumores sobre a próxima versão do SharePoint que quero compartilhar com vocês, se elas se confirmarem o produto ficará ainda mais robusto.

  • MasterPage: Será possível desenvolver o layout diretamente no Dreamweaver (adobe) e importa-lo no SharePoint Designer; Para o pessoal de agência esta é uma ótima noticia visto que praticamente todas utilizam este produto da Adobe, eu mesmo em minha remota vida de Designer utilizei muito o danado...
  • Search: Muito se fala a respeito, mas agora parece que vai acabar a história de:  - Fast Search; - Enterprise Search; - Fast Search For Sharepoint; Search Server. - Tudo agora será SharePoint Search... fico me perguntando se isto também marca a descontinuação do Produto FAST...
  • Performace Services: Parece que agora será possível ver os Dashboard diretamente nos Ipads da vida!!!
  • Temas: Agora os temas serão totalmente baseados em HTML PowerPoint, não mais nos temas do PowerPoint como no 2010, inclusive com suporte a HTML5.
  • Canais: Agora parece que será possível criarmos canais para o sites, ou seja, será possível direcionar para qual tipo de dispositivo um determinado site foi desenvolvido!!! - Bem bacana hein!???
  • Novo template de Comunidades: O rumor é que o tema de site de Equipe que é o mesmo desde o 2003 agora será descontinuado e dará espaço a um novo Tema de Comunidade muito mais atual, possibilitando inclusive interações com outras redes sociais nativamente.
Bom estes são algumas nas novidades que podem estar presentes no SP 2013 - ainda sem nome definitivo,   mas ainda acho cedo para já contarmos com estes interessantes recursos, acho que o SharePoint Conference 2012, em Las Vegas, deve ser um divisor de aguas neste sentido pois só lá teremos acesso a versão Beta do produto.  Eu claro estarei lá!

Para que não fiquem totalmente no escuro no MSDN e Technet já é possível encontrar alguns materiais educativos para DEV e para IT Pro.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Você ainda esta realizando treinamento em Sharepoint?

Diego Humel disse...

Ola Paulo, ministro treinamentos sim, como nao deixou seu email publiquei seu post, qualquer necessidade, entre em contato novamente.