terça-feira, 1 de julho de 2008

Otimizando Recursos do SharePoint 2007 - Part 2

Modelos de Site
Os modelos de site tem um funcionamento bastante parecido com os de Lista, mudando apenas que para criar um modelo de site você deve ir em ações do site > definições do site, dentro do agrupado "Aparência" > salvar site como modelo.

Assim como a lista será gerado um arquivo (.stp)

Uma vez criado o modelo de site ele estará disponivel para uso em todo o conjunto de sites atual.

Para criar um site com o modelo criado vá em ações do Site > Criar, localize o agrupador Paginas web, selecione a opção Sites e Espaço de Trabalho.

Na pagina de tipo de site localize a Tab "Personalizado" e selecione o Modelo que criou.

Você também pode criar um Conjunto de Site a partir de um Modelo.

Para isso será necessário recorrermos ao velho "STSADM". O stsadm é uma interface que já bem conhecida dos usuário de outras versões do SharePoint, de qualquer forma para aqueles que ainda não tem muita familiaridade com ela sugiro que utilizem o help da propria ferramenta. (stsadm -help [comando])

Para usar o utilitario, abra uma janela Prompt "CMD" e navegue até o caminho: C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\web server extensions\12\BIN, no servidor do Sharepoint.

Para adicionarmos o modelo de site que criarmos, usaremos o metodo addtemplate.

O comando será parecido com este: Stsadm -o addtemplate -fileaname [caminhodoarquivo\nome.stp] - title [nome de exibição]

Para criar o novo site vá na Administração Central do SharePoint clique na opção Gerencimento da Aplicação (Aplication Management) localize o agrupador Gerrencimanto dos Site Sharepoint (SharePoint Site Management ) > Criar Conjutno de Sites (Create Site Collection).

O Modelo que criarmos estará disponivel na Tab "Personalizado"

Um comentário:

Ricardo Castro disse...

poxa cara, obrigadão!!! Tinha esquecido como faz isso! hehe...